O que é um porto de areia?


As atividades de extração de areia são de grande importância para o desenvolvimento social, mas igualmente responsáveis por impactos ambientais negativos, alguns inclusive irreversíveis.

A extração de areia visa suprir, principalmente, a construção civil. Fica a cargo do município, a definição das diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades extrativas em seu território.

 

No Brasil, os depósitos de areia utilizados como materiais em construção civil. Quando se fala em material de construção, a areia só é economicamente explorável, se estiver próximo ao mercado consumidor. Isso em virtude de sua ampla distribuição no mundo. Conforme sua constituição química, a areia tem várias aplicações.

Fabricação de vidros (alto teor de sílica).

* Pedras de isqueiros (círio extraído de areias monazíticas).

* Eletrodos para lâmpadas de descarga (tório extraído de areias monazíticas)

* Entre outras aplicações para a areia, tem-se o preparo de concreto para moldes de metais, fabricação de tijolos refratários e de esmeril.

* Outra aplicação é o uso de areias com granulometria selecionada, em maçaricos especiais e limpeza de superfícies oxidadas, fachadas de prédios feitas de pedras e ladrilhos.

* Filtro de água, para uso doméstico e industrial. Quando é colocada em camadas, intercaladas com britas de diversos diâmetros.

* Jateamento de areia, usado para gravações de inscrições em monumentos e peças ornamentais.

Nesse sentido o objetivo central é avaliar qualitativamente os impactos ambientais decorrentes desse tipo de empreendimento. A principal conclusão é que embora a extração de areia seja necessária, ela deve ser feita de maneira a minimizar os impactos ambientais, tais impactos causados ao meio-ambiente podem ser recuperados por meio da revegetação de área degradadas, através do plantio de mudas de árvores, preferencialmente, nativas no entorno das cavas de areia. A vegetação é de suma importância, pois protege o solo dos danos causados pela exposição ao sol e às chuvas, evitando a sua degradação.